segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

EMBREAGEM QUANDO SUBSTITUIR

A Embreagem é uma peça localizada entre o motor e a caixa de câmbio.Sua função é  possibilitar a saída do veiculo, transmitir torque quando em marcha, interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de cambio nas trocas de marchas e paradas, proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas e além de amortecer as vibrações de transmissão.

 Em outras palavras - a Embreagem permite  trocar as marchas do carro, definindo uma força adequada ao motor e ainda dar estabilidade ao mesmo tempo, permitindo que parar sem precisar desligar o carro. 
 Ela consiste em : rolamento da embreagem, o platô e o disco
  • O platô é formado por mais outras três partes: a carcaça da embreagem, a placa de pressão e a mola membrana. Ele é fixado diretamente no volante do motor.
  • O Disco no eixo piloto da transmissão. O eixo piloto possui estrias para fixar o disco e a sua parte externa se apoia no rolamento que fica fixado na parte interna do volante.

- Ao pisarmos no pedal da embreagem, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo, o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola, que atua como uma alavanca, retirando a pressão do disco e afastando a placa de pressão do volante.
 Esse comando resulta no desacoplamento do disco de embreagem com o volante, o que faz com que acabe a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto.






Não existe uma quilometragem ou um período de tempo concreto que determine quando devemos trocar a embreagem do carro.
Devemos apenas trocá-la no momento em que notemos que não funciona corretamente. Um 
automóvel que faz muitos trajetos pela cidade, com paragens e saídas constantes, terá mais possibilidades de gastar a embreagem que outro que circule habitualmente pela estrada. .




 SINTOMAS  QUE A EMBREAGEM ESTA ACABANDO :


  • No momento em que o disco da embreagem se desgastar, notaremos que arranha quando engatamos uma marcha.
     Se isto acontecer, o disco deixará de cumprir adequadamente sua função de transmitir a potência do motor à caixa de marcha e ao terreno.
  • Um sintoma claro de que a embreagem precisa ser trocada é se notarmos que, quando queremos seguir em frente ou em uma ladeira, aceleramos e o motor acelera, mas realmente não aumenta a velocidade.
  • OUTRO SINTOMA PARA  substituir a embreagem É quando ao mudar de uma marcha para outra, notarmos que não acontece de forma suave, e que temos a sensação de que arranha e inclusive, apesar de estar na velocidade adequada, notamos que fica difícil engatar as marchas.
  • Do ponto de vista físico, um percurso mais curto que o habitual do percurso do pedal da embreagem deixa claro que o disco está começando a se desgastar.
  • Podemos fazer um teste para verificar o grau de desgaste da embreagem, ainda que não deva ser feito com frequência, já que a própria revisão contribui para encurtar a vida útil deste componente. Devemos estar com o motor do carroligado, a ignição e freio de mão colocados.
    Depois, aceleramos ao mesmo tempo em que soltamos o pé da embreagem, aos poucos, e na terceira. Quanto mais tarde o carro afogar, mais desgastada está à embreagem.
  • Apesar de não existir uma quilometragem determinada que indique que devemos trocar a embreagem, já que tudo depende do uso que damos ao veículo e da qualidade dos materiais, pode ser usado como referência aos 100.000 quilômetros.


  • apoio

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário