O Fluido de freio tem a funcionalidade de acionar todo o sistema de Freios e, em caso de vencido ou baixo do minimo indicado,pode trazer riscos a frenagem.
Quanto ao fluido de freio, uma atitude comum é apenas completar quando está abaixo do nível normal. Mas nem sempre essa atitude é correta: o nível baixo pode indicar desgaste acentuado nas pastilhas e lonas, ou vazamento no sistema de freios. Pode indicar também que os tubos flexíveis não suportam mais a pressão e devem ser substituídos. Somente completar o fluido não resolve o problema e põe em risco a segurança dos ocupantes do carro.
Isso porque diferente do óleo de motor ele não diminui com o uso, e caso isso ocorra não deve ser completado. O sistema de Freio é um sistema fechado e pelas características do produto não deve ter perda.
Ligue o Alerta - É HORA DE PROCURAR UM MECÂNICO
PODE TER VAZAMENTO AI
O sistema de freios para veículos leves (hidráulico) utiliza o fluido de freio, responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos.
O fluido tem outras funções, como lubrificar e proteger componentes metálicos da corrosão, como molas e êmbolos.
_ O vazamento do Fluido pode ser por - Cilindros de Roda//cilindros Mestres//Flexíveis//Pinças
- ELE DEVE SER Esgotado e substituído por um novo FLUIDO DE FREIO
Outro Alerta é a a LUZ Acessa no Painel , Além do Motorista Observar o nível no reservatório
- Deve ficar atento ao prazo de troca - 10.000 Km e no máximo 2 anos de uso
DIFERENÇA DE FLUIDOS ?
- Dentre suas propriedades estão a baixa compressibilidade e resistência a altas temperaturas.
Os tipos de fluidos mais utilizados são:
- sintético,
-mineral (utilizado nos veículos Citröen) e à base de silicone.
Por serem incompatíveis, não podem ser misturados.
" O Departamento dos Transportes dos EUA (Department of Transportation) estabeleceu as especificações para fluidos de freios, um padrão determinado pelo ponto de ebulição. São eles: DOT 3 (acima de 205 ºC), DOT 4 (acima de 230 ºC) e DOT 5 (acima de 260 ºC)."
O DOT3 e DOT4 são à base de glicol
DOT5 à base de silicone.
A principal diferença é que o DOT3 e o DOT4 absorvem água, enquanto o DOT5, não.
Como os fluidos de freio DOT3 e DOT4 têm como característica a absorção de água, com o tempo, essa umidade baixa seu ponto de ebulição e pode haver corrosão do sistema de freio.
Quando o fluido apresenta mais de 3% de umidade, o sistema pode não funcionar quando mais exigido. Por isso, deve-se evitar abrir o reservatório de fluido de freio, que tem de estar sempre muito bem fechado, para evitar a entrada da umidade do ar.
Dicas importantes:
O DOT3 e DOT4 são à base de glicol
DOT5 à base de silicone.
A principal diferença é que o DOT3 e o DOT4 absorvem água, enquanto o DOT5, não.
Como os fluidos de freio DOT3 e DOT4 têm como característica a absorção de água, com o tempo, essa umidade baixa seu ponto de ebulição e pode haver corrosão do sistema de freio.
Quando o fluido apresenta mais de 3% de umidade, o sistema pode não funcionar quando mais exigido. Por isso, deve-se evitar abrir o reservatório de fluido de freio, que tem de estar sempre muito bem fechado, para evitar a entrada da umidade do ar.
Dicas importantes:
- Os Fluido DOT 3 deverá ser trocados uma vez por ano
- Já o DOT 4 e DOT 5 uma vez a cada dois anos para os fluidos , independente da quilometragem;
- Utilize somente o tipo de fluido recomendado pelo Manual do Proprietário;
- A troca do fluido de freio não é simples, exige conhecimento técnico para que não entre ar no sistema, o que poderá tornar o freio inoperante;
VOCÊ já se preocupou em trocar seu óleo 10w? è tanto óleo com tantos números ? e esse Você sabe para onde é ?
É O ÓLEO PARA CAMBIO MEU CARO - que também precisa ser lubrificado assim como o Motor e o sistema de freios
O Cambio é onde fica a Embreagem - onde se da as marchas para funcionamento do veículo - além deste dispositivo ele também tem retentores, engrenagem, garfo,rolamento,buchas.... E o Óleo para Cambio é fundamental para o perfeito funcionamento do conjunto- opera como todo o lubrificante , protegendo as peças internas contra corrosão e desgaste, diminuindo os efeitos de atrito entre as partes moveis e atua refrigerando e limpando o sistema transmitindo torque e manobrando peças internas do sistema.
E sem este óleo o CAMBIO trava e quebra ou em caso de Veículos automáticos ou semi automáticos o carro não sai do lugar.
É difícil o Câmbio queimar óleo-se o nível está baixo Verifique se existe vazamento
A verificação do Nível de ser feita periodicamente a cada 10.000 KM
Fique atento também aos prazos de troca. O lubrificante do câmbio tem a durabilidade bem maior do que o óleo do motor.
Geralmente, o prazo médio para a troca é de 50 mil km ou três anos, podendo variar de acordo com o uso do veículo.
A troca total é necessária porque o lubrificante antigo com o passar do tempo perde a viscosidade e pode provocar ruídos e desgaste acentuado nas engrenagens.
possui um tipo específico de óleo indicado pela montadora.
Depende de cada modelo também a quilometragem da troca.
Referente a veículos Automáticos
O óleo que lubrifica as engrenagens do sistema é específico, o ATF e Cada automóvel
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