quinta-feira, 12 de março de 2015

Minha Correia Dentada Quebrou,,,,,,


Estava andando e o carro parou do nada. Tinha combustível, estava tudo normal, o que aconteceu???
Pode ter quebrado a correia dentada......e agora? O que eu faço?

Se por acaso estiver em dúvida, não dê a partida.....evite tentar funcionar o motor. Uma vez que a correia dentada quebrou, a sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas é interrompida, ocasionando, na maioria das vezes, o choque entre a cabeça dos pistões e as válvulas.

Quando isso acontece, normalmente quem leva a pior são as válvulas, que empenam
Em todos os casos, é necessário a intervenção do mecânico.
 É muito raro não acontecer nenhum dano ao motor, justamente porque normalmente a correia se quebra com o carro em movimento


Também chamada de sincronizadora, a correia dentada é responsável pela sincronia entre o comando de válvulas e o virabrequim. Ela faz com que os pistões e as válvulas trabalhem no tempo certo dentro dos cilindros. Trata-se de uma peça que dura algumas dezenas de milhares de quilômetros no motor e que não altera em nenhum momento o comportamento do carro, mesmo quando está para se romper. Ou seja, ela não avisa quando vai arrebentar. Por isso, ela exige que o proprietário do veículo não descuide de sua manutenção.
Como ela é responsável pelo sincronismo, quando se rompe, dependendo do motor, pode ocorrer um atropelamento de válvula (quando o pistão que está subindo se choca contra a válvula aberta) ou até mesmo um estrago no cilindro do motor.A correia dentada liga o virabrequim ao eixo comando, e é  responsável pela abertura e fechamento das válvulas de admissão (por onde entra nos cilindros a mistura ar/combustível) e escape (por onde saem os gases depois da combustão).
 Para completar o sistema, há o tensor (também chamado de esticador), que, como o nome sugere, serve para manter a tensão correta na correia.
Quando a correia dentada se rompe pode ser por falta de manutenção preventiva contaminação da correia por óleo ou solvente ou manuseio errado da peça durante a instalação .
Se a correia quebrou não tem outro jeito , será preciso retirar o cabeçote que é a parte superior do motor para fazer a troca das válvulas danificadas




Isso só não acontece em alguns motores da Chevrolet de 8 válvulas e para os modelos antigos da VW AP. Do resto, a notícia nunca agrada o dono do carro

 E a conta não fica barata, não. Pode ocorrer um concerto com que vai de R$ 500,00 á R$ 3.000,00 dependendo do veiculo retifica e peças 
 Por exemplo, num estrago desses em um modelo básico, como um Gol 1.0 de oito válvulas, o conserto pode variar de R$ 1.400 (válvulas empenadas) a R$ 2.500(estrago no cilindro). Num modelo de 16 válvulas, com peças e manutenção mais caras, a conta pode subir para R$ 4.500 á 5.500,00

T
oda correia deve ser inspecionada a cada 10.000 se a desgaste prematuro contaminação ou desalinhamento de alguma das polias.
a troca deve ser feita a cada 50.000 junto com o rolamento tensor mesmo que ambos aparentem um bom estado

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