quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Limpeza de Bico Injetor para quê ?


 Os bicos injetores são pequenas “válvulas” de acionamento elétrico
  cuja função é garantir a dosagem correta de combustível que o motor
  necessita.
  São fundamentais para o funcionamento do veículo,
  sim.








Para funcionar perfeitamente, o motor necessita da quantidade
de combustível correta para executar a combustão.



  Para injetar as minúsculas gotas, os orifícios dos bicos
 são extremamente pequenos. Por conta disso, uma sujeira minúscula
 pode obstruí-los.




 
 Essas impurezas entopem, totalmente ou parcialmente,
 os injetores e prejudicam a saída do combustível para o motor,

Os sintomas que podem indicar alguma pane no injetor de combustível são consumo excessivo de combustível, aquecimento do motor acima do normal, dificuldade na partida, funcionamento irregular  em baixa, média ou alta rotação, hesitações ao acelerar, mistura pobre, mistura rica, pressão baixa na linha de combustível.

A pane no injetor pode ser elétrica ou mecânica.
 Em caso de falhas elétricas, as causas podem ser baixa tensão no circuito do injetor, bico injetor queimado, panes mecânicas por  falha na vedação interna do injetor provocada pela corrosão na agulha do atuador, ocasionando vazão excessiva de combustível, excesso de sujeira nos orifícios de saída do combustível provocando redução na vazão de combustível e comprometendo sua atomização, excesso de sujeira no filtro de tela do injetor resultando em pouco combustível para o motor.
Anel de vedação danificado, ocasionando entrada de ar no motor, ruído de vazamento de ar ou vazamento de combustível. 

 O maior inimigo do injetor é o combustível usado no seu carro.
 É ele que causa o entupimento do sistema.
 E não é somente em caso de adulteração.
 A gasolina e o álcool muitas vezes conservam sujeira do processo
 de transporte e armazenamento até chegar aos postos.

 Somente a troca do filtro de combustível no prazo especificado
 pela montadora evita a chegada dessa sujeira aos bicos injetores.
 Em média, o filtro deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros.


1. LIMPEZA DE BICO -Procedimento relativamente simples,
 que consiste na remoção de obstruções que comprometem
 o funcionamento da válvula injetora ( bico injetor),
 que é formada por um corpo cilíndrico,
 que armazena combustível pressurizado,
 e uma agulha móvel, responsável pelo controle da vazão do combustível.
 Cada movimento da agulha dura milésimos de segundo e libera
uma pequena quantidade de combustível,
 formando um spray que se mistura ao ar no coletor de admissão.
 Se os bicos estiverem sujos,
 devem ser colocados numa máquina apropriada,
 que fará a limpeza por ultrassom injetando também um líquido
à base de querosene.


Resumo do teste:

O primeiro passo é medir a resistência dos bicos injetores,
 a fim de descartar qualquer defeito elétrico dos injetores,
 pois se um injetor estiver com a bobina aberta ou em curto,
 não faz sentido continuar com os próximos testes.

O segundo passo é efetuar a limpeza dos bicos injetores,
 devemos limpa-los antes de efetuar os próximos testes
a fim de evitar que possíveis sujeiras caiam dentro da máquina,
 diminuindo a sua vida útil.

O terceiro passo é testar a estanqueidade,
 pois primeiro precisamos testar se os bicos injetores
 estão estancando a passagem de combustível corretamente.

O quarto passo é testar o leque,
 pois precisamos verificar se o leque de cada injetor está correto,
 lembrando que cada modelo de injetor tem o seu tipo de leque
 específico.

O quinto e ultimo passo é verificar a equalização automática,
 onde iremos simular o funcionamento dos bicos injetores,
 pulsando-os a uma rotação de 1.000 RPM a 6.000 RPM,
 num tempo pré determinado a fim de estipular uma vazão
 para cada modelo de injetor.
Normalmente, o injetor é ligado à máquina, no qual um suporte permite que tenha a sua extremidade mergulhada em um produto químico, e submetido a uma frequência durante um tempo pré-ajustado. Isso faz com que os resíduos internos do injetor sejam destruídos.

Quando o bico injetor está fechado, não deve haver passagem de combustível pelos  seus orifícios. Com a ajuda da máquina, através de suas buretas, verifique se há vazamentos como gotejamentos bico com a ponta umedecida, etc. Se houver, proceda a limpeza até conseguir a vedação total, do contrário troque a peça.

-A pressão na linha de combustível pode indicar que o bico injetor está travado aberto ou com falha nas vedações.




QUANTO CUSTA: Sai em média 30 reais por bico injetor e exige que
o mecânico retire-os do coletor de admissão
 para testes na máquina de ultrassom.


OUTRAS LIMPEZAS

2. FLUSHING
O QUE É: É a limpeza do sistema de lubrificação do motor,
 para impedir ou eliminar a borra,
 que é o acúmulo de resíduos de óleo oxidado.
 alerta -  A causa pode estar no uso de lubrificantes fora da especificação de fábrica,
 combustível adulterado ou extensão do período de troca do lubrificante.
 (O flush é um aditivo com alta concentração de detergentes
 que agem com o motor funcionando minutos antes da troca de óleo)

QUANDO FAZER: Não há consenso sobre o momento ideal de fazer o flushing e muitos até acham o serviço discutível na maioria dos casos. “Em geral ele é incapaz de remover resíduos que se formam nos capilares do sistema de lubrificação.
 Se o motor estiver com grandes depósitos de borra, o melhor é desmontá-lo e efetuar a limpeza completa de todos os componentes internos”, Procedimento para carros que demora muito para fazer a manutenção preventiva, não para veículos com motores bem cuidados, que estejam com o plano de revisões programadas em dia.
 _ O melhor é sempre evitar a formação de borra, pelo uso de combustível de boa qualidade e trocas de óleo e filtro realizadas nos prazos corretos.














3. DESCARBONIZAÇÃO - Este sistema de limpeza já é mais relacionada às
 peças que estão em contato direto com a combustão interna,
 feita com um produto químico específico.
 Pistões, câmaras de combustão, válvulas e até mesmo dutos de admissão
 estão sujeitos à carbonização, que é a formação de depósitos
 de carbono, resultado de uma combustão incompleta.

 Lembre-se -  FAZER Só quando os depósitos de carbono comprometerem
o funcionamento do motor.

O principal sintoma é a falha na vedação nas válvulas,
 o que reduz o desempenho e aumenta o consumo.
 Em casos extremos, pode levar à pré-detonação (batida de pino),
 que pode até furar o pistão.
  Na maioria dos casos já para Rétifica  















 Lembre-se que um veículo é constituído de milhares de peças,e que uma  é complemento da  outra.
E ao ser danificada compromete também o bom funcionamento de outras peças -
Você pode não sentir de imediato

  Mais quanto mais Demorar mais peças será comprometidas e ai o prejuízo será Grande......

SE Conscientize 






 Faça Também a troca dos Filtros de Seu Veículo  conforme descriminado no Manual do Fabricante
 Preservar é Saúde e o PLANETA AGRADECE








4. HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO -Elimina fungos e bactérias
 que se desenvolvem no sistema.
 Por ser um equipamento que está sempre úmido,
 a sujeira acumulada nele acaba se tornando o ambiente ideal
 para proliferação de microrganismos.
 Nos casos de veículos com Filtro, efetuar a troca do filtro
 conforme manual ( 20.000 Km)
 o Filtro de Cabine ( Ar Condicionado ) impede que a caixa de ventilação fique cheia de detritos,
 como folhas, poeira ou até mesmo pequenos insetos.

 Já Nos modelos sem Filtro, a higienização deve ser feita a cada 10.000 km.
 Se o carro roda pouco, o ideal é a cada seis meses.























apoio Aledrecar

Nenhum comentário:

Postar um comentário