ai vai uma tabela
Além deles serem divididos em tipos também existe a diferença entre aos tipos de óleos recomendados pelas montadores- isto esta especificado no manual
Outra DICA- troca de óleo é de acordo com o estipulado pelo fabricante do óleo - Assim como os filtros
oleo de 3.000Km/5.000KM ou 10.000Km ou ate 6 meses
PORQUE?
sem troca ou substituem o óleo de forma correta.
"Se passar do prazo de troca estipulado pela montadora, o óleo fica cada vez mais oxidado e começa a engrossar, com o acúmulo de partículas metálicas provenientes do desgaste interno de anéis, pistões, camisas, bronzinas, etc."
O que muitos motoristas ainda não sabem é que a troca de óleo não é tão simples quanto se imagina.
Ao completar o nível do lubrificante, deve-se considerar a marca, tipo e viscosidade.
Ao adicionar óleo com aditivos diferentes do que já está no motor, ele se deteriora imediatamente.
Ai, não posso mudar a marca? Essa marca que costumava usar esta muito cara ? ou outros motivos para troca da marca de óleo lubrificante?
_ Para mudar de marca ou tipo de óleo, é necessário esgotar todo o óleo velho, substituir o filtro e depois colocar o novo lubrificante
_Para cada marca de carro recomenda-se um tipo de óleo.
_ O tempo de troca também varia de modelo para modelo. Óleos especiais, como os utilizados pela Mercedes-Benz, geralmente só são encontrados nas concessionárias.
Fique Alerta -
Acredita-se que o motivo principal dos problemas de contaminação do óleo, desgaste de peças e travamento dos motores é a falta de qualidade dos combustíveis. "Como se não bastasse a gasolina trazer álcool como aditivo numa proporção crescente nos últimos anos, alguns postos de gasolina estão acrescentando outras substâncias, como água e solventes para baratear o preço do derivado de petróleo - o que tem levado muitos carros guinchados às oficinas".
As substâncias adicionadas à gasolina fazem com que o combustível não queime corretamente e acabe se misturando com o óleo no motor, tirando o poder de lubrificação do produto
Essa mistura provoca superaquecimento nas partes altas do motor - uma temperatura elevada que dificilmente passa para o óleo ou a água do sistema de refrigeração - fundindo em pouca quilometragem os pistões, anéis e válvulas e estourando o motor causando Borra de óleo -uma espécie de nata preta formada dentro do motor e que pode entupir os dutos por onde circula o lubrificante. No início ela gera perda de rendimento, por causa da maior dificuldade de as peças se movimentarem
Para preservar o motor:
- Troque o óleo e o filtro no intervalo recomendado pelo fabricante do veículo;
- Se for necessário completar o nível do lubrificante, use a mesma marca, tipo e viscosidade do que já está no motor;
- Não misture lubrificantes diferentes quando completar o nível, nem aditivos extras (devem ser colocados junto com o óleo novo) e nunca adicione óleo mineral ao sintético (ou vice-versa);
- Se o motor consome muito óleo, faça logo sua retífica;
- Observe a vareta do óleo (sentindo a viscosidade com os dedos) ou retire a tampa de óleo: a "pasta" também se aloja ali;
- Em caso de dúvida, troque o óleo.
Fica bem mais barato que reformar o motor; - Desconfie do combustível muito barato. Abasteça seu carro em postos com combustível de qualidade comprovada;
- Veículos que rodam pouco devem trocar o óleo pelo menos uma vez por ano.
- visite sempre um Mecânico
Fluido de Freio também é óleo galera ? e como tal também tem que ser substituido
e 10w você já ouviu falar ? assim como óleo ou fluído da Direção hidráulica - nosso próximo assunto
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