quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Carro com Barulho,Pode ser o Rolamento da Roda que Estourou



Ter um carro com barulho não é novidade, alguns motoristas toleram mais que outros, no entanto uma coisa é certa, se seu veículo faz algum tipo de ruído, tenha certeza de que ele só tende a piorar.

O primeiro passo é identificar se o barulho vem da dianteira ou da traseira.
_Se o ruído vem da parte de trás, é mais simples identificar o ruido , pois a suspensão traseira possui poucas peças, o que acaba facilitando a localização do problema. Entretanto , antes de levantar o carro, faça uma inspeção no porta-malas, veja se o estepe e as ferramentas estão bem fixados ou se a fivela de algum cinto de segurança não está batendo no acabamento da lateral. Internamente.

  •  verifique se existe folga na fixação do encosto do banco traseiro.
    - Na suspensão traseira os maiores focos de barulho costumam ser o escapamento solto ou buchas da suspensão.

Os ruídos na parte dianteira podem ter origem no motor ou na suspensão. Os ruídos que saem do motor geralmente são contínuos, provocados por rolamentos, polias, correias, esticadores, alternadores, compressores ou por causa dos desgastes de peças internas do trem de força.
_ Podemos dizer que a origem vem do motor quando o ruído se apresenta, assim que colocamos o propulsor em funcionamento e independe do veículo estar ou não em movimento.

  • Já aqueles ruídos produzidos pela suspensão são intermitentes, ocorrem em determinadas situações de terreno e, de maneira geral, com o veículo em movimento, as buchas, batentes, bandejas, pivôs e amortecedores são os principais vilões.
    Aqueles motoristas que dirigem de forma agressiva, com arrancadas e freadas bruscas, acabam danificando os coxins (grandes causadores de barulho) que suportam motor e câmbio.

    _ Se quando você pisar no freio acontecer o ruído, corra no mecânico antes que tenha que ir a uma funilaria e pintura. Pastilhas e discos de freio devem ser verificados a cada 10.000 km.

Fique atento aos barulhos do seu veículo:


:: Um barulho rajado (ininterrupto, como uma metralhadora),
 na maioria das vezes indica que há problemas no motor. Mais precisamente no virabrequinho,
na bronzina de biela, ou bronzina de mancal, peças que se desgastam com o tempo.
Nesse caso, a única saída é fazer a retífica do motor


:: Se o seu veículo estiver “batendo pino”, “grilando” ou com um barulho “metálico”, fique atento ao combustível, ele pode ser adulterado.
Isso também pode indicar que o motor está desregulado. Para resolver, você deve fazer a regulagem do motor, trocar as velas ou apenas abastecer em outro posto de combustíveis


:: Ao dirigir, se você percebe sua correia “cantar”, vá ao mecânico pois ela pode estar mal tensionada, com desgaste ou ressecada - cuidado para ela não estourar ou rasgar, isso pode danificar o motor  


:: Um apito pode indicar que o problema está no câmbio, as engrenagens desgastadas. A troca de óleo do câmbio resolve o problema - sempre siga as orientações de troca , olho velho vira uma borra e danifica o motor 

:: Fique atento aos rolamentos. A falta de manutenção ocasiona um assovio constante que só é resolvido ao fazer a manutenção da peça

:: Se percebeu um barulho “cantado” ou alguns estalos, o problema pode ser no cardan ou na homocinética, neste caso, o barulho, parecido com um “téc-téc”, é mais freqüente ao fazer curvas


:: Agora, se seu veículo faz barulhos que lembram uma panela de pressão, o problema pode ser um furo no escapamento ou nas juntas de fixação, que podem estar frouxas ou desgastadas. O jeito é trocá-las ou soldá-las - não é porque não tem mais o controlar que você vai sair poluindo o meio ambiente  não é mesmo ........

:: Um pedra batendo dentro de uma lata. Esse é o barulho que ocorre quando o miolo do catalisador ou do silenciador se solta. O jeito é trocar a peça

:: Nos freios, os barulhos mais comuns são apitos, quando há sujeira entre a pastilha e o disco e assovios, no caso dos freios traseiros. Se o barulho for grosso, pode indicar que há desgaste total dos freios

_Todo motor, para funcionar, faz um ruído. Mas se depois de algum período esse barulho ficar diferente, pode haver algum problema no motor. Em um carro de passeio, se submetido à manutenção correta, o motor pode chegar aos 200 mil ou 300 mil km, sem maiores problemas. Mas com a ajuda das arrancadas bruscas, o “pé pesado”, uso de marchas fora do tempo, falta de óleo e água, aceleração agressiva, desleixo na conservação, pode-se antecipar sua consulta ao mecânico ou retífica mais próxima.
Todo o excesso contribui para o desgaste. A folga entre os componentes do motor, como bronzina, pistons e camisas é o que provoca a sua parada. O indicativo de que isto irá acontecer é dado por um barulho estranho, que os mecânicos costumam chamar de “rajado”. 
Quando o motor deixa de funcionar, todos os componentes precisam ser substituídos. O custo para retificar o motor de um Palio, por exemplo, chega a R$ 1.500,00. Mas isso pode ser evitado se a pessoa tomar as devidas providências ao sinal do barulho diferente. Troca de óleo no tempo determinado, usar o componente específico para o seu motor e manter a regulagem, evitam danos maiores. Se utilizar um óleo incorreto, o barulho no motor aparece rapidamente.





É possível notá-lo facilmente pois, além do toc-toc,
há uma vibração no volante.
Para resolver, é só ir na oficina e trocar a peça de borracha por outra nova.

Entre os ruídos mais comuns, está o do desgaste das buchas da suspensão. 
Integrado com a suspensão, está o amortecedor, peça que controla o movimento das molas e evita balanços excessivos. Se você ouvir um barulho de algo batendo e, ao passar por lombadas, sentir uma pancada forte, a causa é o desgaste deste item. O conserto é a troca do amortecedor.
Os principais problemas que deixam seu carro com barulho de freada de ônibus velho são: material da pastilha muito duro, flutuação da pastilha na pinça de freio e contato irregular da pastilha com o disco.Outro problema recorrente é o desgaste excessivo do material de atrito, que são as lonas (geralmente nas rodas traseiras) e pastilhas (nas dianteiras).
Para rápida resolução do barulho, basta substituir as peças.
_O disco de freio, que é o item que vem fixado à roda do veículo, pode também ter a sua parcela de culpa pelo som irritante.
 Com a função de reduzir o movimento giratório da roda quando entra em contato com as pastilhas, o disco pode produzir um barulho incômodo quando, por defeito, apresenta superfície irregular.
Os barulhinhos que tanto incomodam também podem ser gerados pelo acúmulo de sujeira dos dias chuvosos. Neste caso, é preciso procurar um mecânico para fazer uma limpeza ou trocar peças, se for necessário.
Mesmo sem barulho, o sistema de freio é um dos principais para a segurança do motorista. Ele deve ser revisado pelo menos a cada 10 mil quilômetros ou um ano.
Um dos ruídos mais comuns é o barulho metálico na roda dianteira.
Este barulho as vezes aumenta nas curvas ou em momentos em que o freio não está sendo acionado.
Os bons mecânicos muitas vezes conseguem saber a causa de defeitos ou falhas apenas ouvindo o ruído gerado pelo carro. E em muitos casos  bastou trocar as pastilhas de freio

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