quinta-feira, 12 de março de 2015

Algumas dicas para não ser enganado no conserto do carro

Quem já desconfiou do alto orçamento ou do excesso de serviços mecânicos ao deixar o veículo na oficina? Neste momento, muitas pessoas devem estar respondendo: “sim”. Veja algumas dicas, que valem a pena ser anotadas.

Saiba quando é preciso trocar:
 - Alinhamento: a cada 10 mil km ou quando o veículo tende a seguir (ou “puxar”) para um dos lados.
 - Balanceamento: o serviço só deve ser feito quando o carro apresentar trepidação em alta velocidade (acima dos 80 km/h).
 - Cambagem: Pelo menos em 80% dos casos não é preciso fazer cambagem. “Muitos mecânicos querem fazer isso em carros de clientes, mas, na maioria das vezes, não é necessário.
Geralmente, só se faz quando o veículo passou por algum buraco ou bateu forte em um obstáculo, como uma guia, por exemplo, e um dos lados do pneu ficou com desgaste acentuado”. há modelos que não têm regulagem de cambagem, porém, muitos mecânicos se aproveitam da inexperiência de motoristas e cobram até R$ 80 por roda”.,Serviço qual só seria necessário  caso o pneu apresente desgaste mesmo depois do alinhamento e balanceamento.




- Freios (pastilhas e discos): devem ser trocados quando apresentarem ruído. Em carros novos um alerta surgirá no painel de instrumentos para avisar o motorista sobre o sistema.
 - Vela: item deve ser trocado a cada 20 mil km.
 - Água no sistema de arrefecimento: quando o motorista precisa colocar água uma vez por semana, algo está errado, pois o correto é apenas uma vez por mês. Caso o condutor complete a água no sistema fora do período, esse item precisa ser consertado.
 - Filtro de ar: a cada 10 mil km deve ser substituído ou quando o carro está consumindo muito combustível.
 - Filtro de combustível: troca a cada 10 mil km.
 - Filtro de óleo: substituir a cada duas trocas de óleo.
 - Filtro do ar-condicionado: quando o carro apresentar cheiro forte de umidade ou a cada 20 mil Km
 Aproveite para fazer a higienização dos dutos.
 - Correia dentada e de serviço: devem ser trocadas a cada 50 mil km ou caso apresentem alguma rachadura.
 - Limpeza de bicos: antes de 30 mil km não se limpa.
 - Pneus: é preciso ficar de olho no desgaste. Se apresentar bolhas nas laterais, estiver “careca” ou se aparecer a malha de aço, o equipamento deve ser substituído por novos.
 Outra boa dica é verificar mensalmente os indicadores de desgaste nos pneus, chamados TWI (são aqueles pontos salientes dentro das ranhuras ao longo da banda de rodagem).
  Fazer rodízio a cada 10 mil quilômetros aumenta a durabilidade dos pneus
 - Regulagem de cáster: dificilmente é feita, só quando o veículo é batido. Um dos sintomas é quando o carro fica instável.
(Dica Zap)
(Aledrecar Peças e Serviços automotivos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário