terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Correia Dentada e Tensores devem ser trocados juntos?


Em 2010, uma ampla discussão sobre a necessidade da substituição do Tensor da Correia Dentada quando a correia atinge seu ponto de troca preventiva recomendado, envolveu a imprensa especializada, blogs, mecânicos e entidades atuantes no setor.
Em resumo, reconhecidos jornalistas criticaram a orientação dos mecânicos em sempre substituir os rolamentos tensores juntamente com a correia dentada. Já os mecânicos, justificam a necessidade de substituição baseados na norma NBR 15.759 da ABNT, editada em 2010, que “especifica os requisitos e a sistemática para os procedimentos de inspeção e substituição de correias de sincronismo, correias de acessórios, agregados e periféricos em motores de combustão interna ciclos Otto e Diesel de veículos em uso.”
Entretanto, existem outros fatores, que justificariam a substituição dos tensionadores, não só da correia dentada, mas das correias auxiliares também:
  1. a durabilidade das correias tem aumentado nos últimos anos, devido a melhoria dos materiais utilizados e, um eventual defeito nestes rolamentos, pode causar danos tão (ou mais) sérios quanto o rompimento da própria correia.
  2. Os mecânicos aplicadores não podem (e não devem) submeterem-se a si próprios e os seus clientes ao risco deste dano por conta do preço  de um rolamento, que varia, geralmente, proporcionalmente ao valor do veículo.
  3. O processo de garantia de autopeças é altamente ineficiente, uma vez que pode envolver até 5 elos da cadeia comercial (consumidor, mecânico, loja de autopeças, distribuidor e fabricante) e não há tempo hábil para que a logística reversa seja cumprida em um período aceitável pela cultura atual do consumidor.
lembrando que uns dos critérios estabelecidos pelo  consumidor além  da escolha da oficina, peça adquirida está  ligada principalmente no preço baixo  muitas vezes.
Culturalmente, os proprietários de carros no Brasil (em sua maioria) não se preocupam como deveriam com a manutenção do seu veículo, ou ainda, não escolhem um carro de acordo com sua capacidade de mantê-lo tranferindo a responsabilidade do baixo custo de manutenção para o mecânico que é o elo de ligação do consumidor com toda a cadeia produtiva e comercial de reposição.
Nem todas as oficinas tem uma boa relação com seus fornecedores para que  em caso de defeito de algum produto,o mesmo seja trocado  rapidamente.
 Porém, a aparente “garantia” é, na verdade, uma cortesia da Oficina /Fornecedor, pois somente o fabricante é quem fará, ou não, a troca do componente após a avaliação técnica da peça.Embora essa peça pelo CDC tenha o prazo de 30 dias para ser trocada.
Culturalmente, o consumidor não está disposto a aguardar os 30 dias de prazo para substituição, e a Oficina /Fornecedor não querem perder seu cliente 
Mostrando que a cultura do consumidor em gastar o mínimo possível na manutenção do carro e, de certa forma, acaba protegendo o próprio consumidor dele mesmo.
Felizmente, um aumento na demanda de rolamentos e tensionadores juntos pode ser percebida na cadeia comercial, visto que muitos fabricantes já fornecem “Kits” contendo Correia Dentada e Rolamento Esticador para diversos modelos.


É recomendado, independente da independente  da norma da ABNT que, agora, recomenda oficialmente , que o proprietário do carro EXIJA a troca dos tensionadores do seu mecânico, . Assim,  ficará tranquilo(a) até a próxima troca da correia dentada, minimizando risco de quebra do motor por conta de uma aparente “economia” na manutenção do seu carro.( MotorSA)


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